sábado, 12 de março de 2011

Mutações e Oncogénese


cancro é uma doença genética que resulta da perda de controlo do ciclo celular. A divisão de uma célula com mais frequência do que o normal ou a não ocorrência de apoptose  dá origem a uma população de células em proliferação descontrolada  e forma uma massa de células ou tumor.

·         Características das células cancerosas:
§  são pouco especializadas (desdiferenciadas) e com forma arredondada;
§  dividem-se continuamente;
§  invadem os tecidos adjacentes;
§  podem instalar-se noutros locais do organismo, onde chegam através da corresnte sanguínea ou linfática, originando novos tumores que se chamam metástases.
§  Na maior parte das situações, as mutações ocorrem em células somáticas ao longo da vida, embora também possam ocorrer em células germinativas. Geralmente, é um acumular de mutações que desencadeia o desenvolvimento de um cancro.

·         Genes relacionados com o aparecimento de cancro e suas mutações:
    Oncogenes:
§ Resultam da mutação de proto-oncogenes.
§ Os proto-oncogenes codificam proteínas que estimulam o crescimento e a divisão celular e têm uma função essencial nas células normais, por exemplo, durante o desenvolvimento embrionário e na reparação de tecidos lesados.
§ Quando indevidamente activados, promovem uma proliferação celular excessiva que conduz ao desenvolvimento de um cancro.
§ activação de um oncogene pode resultar de diferentes tipos de mutações:
          Substituição de bases no DNA, e consequente alteração na sequência de aminoácidos da proteína formada, que resulta numa proteína com maior actividade ou resistente à degradação;
Amplificação do proto-oncogene - Traduz-se numa maior quantidade do produto codificado pelo gene;
inversões ou translocações que levam à alteração do local que o proto-oncogene ocupa no genoma. Se o proto-oncogene for deslocado para junto de um gene activamente transcrito ou para junto de um DNA viral, a sua taxa de transcrição também aumenta.


  Genes supressores de tumores:
·         Os produtos destes genes inibem a divisão celular, impedindo que as células se multipliquem descontroladamente.
§  Os genes supressores de tumores podem estar na origem do cancro quando sofrem mutações como as seguintes:
§  delecções, que causam a sua perda;
§  substituição de bases do DNA que resulta numa proteína onde se verifica perda de função relativamente à proteína normal.
·         Genes que codificam proteínas reparadoras do DNA:
§  As mutações nestes genes permitem a acumulação de outras mutações, algumas das quais em proto-oncogenes ou genes supressores de tumores.
              
§  Os agentes mutagénicos podem activar oncogenes ou desactivar genes supressores de tumores e causar cancro.
§  As infecções por vírus contribuem para o aparecimento de cancro pela integração do material genético do vírus no DNA das células afectadas. O DNA viral pode ser inserido num local onde destrua a actividade de um gene supressor de tumores ou converta um proto-oncogene num oncogene.

Sem comentários:

Enviar um comentário