domingo, 6 de março de 2011

Hereditariedade ligada ao sexo- Trabalhos de Morgan




Na natureza, estas moscas apresentam olhos vermelhos, corpo cinzento e asas longas - forma selvagem, no entanto existem outras formas alternativas, como olhos brancos, corpo negro e asas vestigiais.

Este investigador cruzou uma fêmea de olhos vermelhos e um macho de olhos brancos, e na geração F1 obteve um grupo uniforme e de olhos vermelhos - factor dominante. até aqui nada a acrescentar às descobertas de Mendel.



No entanto, quando procedeu ao cruzamento de uma fêmea de olhos brancos e um macho de olhos vermelhos verificou que na geração F1 ocorriam fêmeas apenas de olhos vermelhos e machos apenas de olhos brancos.


Esta situação explica-se com o facto de o alelo responsável pela cor branca dos olhos da mosca se localizar nocromossoma X.


Para que se compreenda este tipo de transmissão hereditária é essencial que se tenham presentes os processos que ocorrem culminando na origem de uma nova vida - meiose e fecundação. A meiose origina quatro células com metade da informação genética que possuía a célula-mãe, ou seja, são portadoras de apenas um cromossoma de cada par de homólogos; quanto è fecundação é a fusão de dois gâmetas originando assim a primeira célula de uma vida que começa.

No caso do Homem em específico, o sexo é determinado pelos cromossomas do 23º par, os heterossomas. Em caso de homozigotia - XX - verifica-se o sexo feminino e em caso de heterozigotia - XY - o masculino.

Sendo assim é fácil concluir que o sexo de uma criança é determinado pelo cromossoma sexual transportado pelo espermatozóide, uma vez que o óvulo possui sempre o cromossoma X.

É também importante reter que os cromossomas X e Y não são totalmente homólogos, contendo apenas uma parte em três com genes alelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário