domingo, 6 de março de 2011

Ligação factorial

Os genes que se dispõem linearmente ao longo do mesmo cromossoma dizem-se genes ligados factorialmente e constituem um grupo de ligação factorial, sendo transmitidos em conjunto aos descendentes.


Esta previsão foi amplamente confirmada nas Drosophilas Melanogaster.


No caso considerado cruzaram-se indivíduos de duas linhas puras com características antagónicas.


Desse cruzamento surgiu uma F1 diibrida. Os resultados na F2 não foram os esperados, ou seja, não surgiram na proporção 9:3:3:1 mas na proporção 3:1 (típica de monoibridismo).
Estes resultados não estão de acordo com as Leis de Mendel para um cruzamento F1XF1 em diibridismo.
Realizou-se então o cruzamento-teste com os descendentes diibridos, ou seja, cruzaram-se descendentes diibridos com Drosophila melanogaster recessivas para as duas características em questão.


Os resultados observados foram: 50% da descendência possuía as duas características recessivas e os restantes 50% as duas carcterística negativas.





MAS PORQUE RAZÃO OS DIIBRIDOS SÓ FORMARAM, NESTE CASO, DOIS TIPOS DE GÂMETAS?

  • Os genes que condicionam o corpo negro e asas vestigiais, estão situados no mesmo cromossoma, em locis diferentes, sendo transmitidos em bloco;
  • Os genes que se situam no mesmo cromossoma , estão ligados factorialmente, transmitindo - se à descêndencia em conjunto, não ocorrendo segregação independente.
Repare-se que está ainda a desprezar-se a ocorrência de crossing-over, pois quando este ocorre genes ligados factorialmente podem ser transmitidos em separado.

1 comentário: