quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Gregor Mendel (1822-1884)

  Gregor Mendel realizando experiencias com ervilhas.
   Gregor Johann Mendel foi um monge , botânico e meteorologista austríaco. Nasceu na Silésia, que pertencia à Áustria. Na sua infância revelou-se muito inteligente; em casa costumava observar e estudar as plantas. Sendo um brilhante estudante a sua família encorajou-o a seguir estudos superiores, e mais tarde aos 21 anos a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843. Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro.

   Desde 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas.

  Propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes.

  Em 1865, formula e apresenta as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. 

  Morreu a 6 de Janeiro de 1884 na República Checa de uma doença renal crónica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário